![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG1swhFkr64-QMOYcXexfLO6ue947Qp5PX989A_aNTuA_VYpv8s9vd0rvOIRr-NzDFA5LlDFrdFgLHVHTZvrPXcFEzzcNBoNt50tCW5Q7-T5q6VY3iGX7fhiCYjtJ7n2EEGKlztQKlDes/s400/Passer_domesticus.jpg)
House sparrow
Passer domesticus
House sparrows are decreasing alarmingly in Britain, with 64 per cent lost in the last 25 years.
Pardal-comum
Passer domesticus
Uma das mais abundantes espécies da nossa avifauna, e, provavelmente, a mais conspícua, desde há muito que o pardal-comum se estabeleceu em ambientes urbanos, sendo bastante fácil de detectar.
O facto de coexistir com o homem no mesmo ambiente faz com que as suas características sejam facilmente apreciadas. Os machos e as fêmeas apresentam plumagens diferentes, sendo o primeiro caracterizado pelo babete preto, a testa e a coroa cinzentas, os loros escuros e o dorso acastanhado com marcas escuras. As fêmeas não possuem babete nem os loros escuros, apresentando a plumagem acastanhada e uma lista creme desde o olho à nuca. O bico é grosso, como é próprio das aves granívoras.
Abundância e calendário
O pardal-comum é bastante abundante ao longo do território, sendo geralmente ubíquo em zonas humanizadas, tanto em grandes cidades como em aldeias ou lugarejos habitados. Ocorre durante todo o ano, podendo formar bandos de grandes dimensões, especialmente em zonas agricultadas ou em dormitórios de parques urbanos.
No comments:
Post a Comment