Friday, March 19, 2010

bom conservador


Lisboa, mesmo à bocado

Gosto da ideia da constância, do Kant a passar sempre na mesma rua, à mesma hora, tão pontual que os vizinhos podiam acertar os relógios por ele. Pessoas assim constituem o cimento do mundo, são os seus verdadeiros alicerces.
Nos jornais fala-se da debandada de funcionários públicos dos serviços, incluindo médicos, pessoas com uma carreira feita e paga pelo Estado e que agora aproveitam as circunstâncias para se reformarem vantajosamente e prosseguirem vida activa nos mesmos locais, ou no sector privado. Quem os pode censurar ? São assim as coisas, o vizinho do lado tira proveito, porque não nós ? Já não há bons samaritanos, no fundo são direitos que conquistámos com décadas de trabalho, ou não ?!
Depois existe toda a não-comunicação da burocracia - estatutos e regras especiais, tais como : "quem tiver 55 anos de idade e 30 anos de serviço, tem direito a tal", estando escrito assim quem tiver mais anos serviço ou mais anos de idade já não tem direito à regalia, isto é absurdo ou não ? Isto convida a que se responda na mesma moeda ou não ?
Ontem elogiei um cartaz do Bloco de Esquerda, hoje manifesto a minha irritação por outro : um pai Natal com uma venda no olho "à pirata" convida-nos a partilhar os nossos ficheiros e eu pergunto : então e a propriedade intelectual ? O trabalho de artistas, autores e cientistas não merece respeito, deve ser oferecido à comunidade sem contrapartidas ?
O governo avança com o Plano de Estabilidade e Crescimento(PEC) - basicamente atrás do acrónimo esconde-se a baixa das expectativas e do modo de vida das classes médias para os próximos anos. Mais ainda, reduz, o que chega a raiar a obscenidade as prestações sociais, incluindo o subsidio de desemprego...
Já que é do dinheiro de todos que se trata aqui, interrogamo-nos como foi possível mobilizarem-se tão rapidamente fundos e vontades para salvar bancos e fundos e agora que da economia real se trata, é tão fácil fazer os de sempre amargar com as custas da crise financeira e imobiliária...Same old story.
O mundo está desequilibrado e as assimetrias com a globalização a funcionar como activador do principio dos vasos comunicantes, torna-se num grande nivelador para as classes médias da Terra. Contudo esta nivelação está a fazer-se por baixo e algumas conquistas humanas fundamentais conseguidas no Ocidente durante o século XX vão sendo postas em causa, nas sociedades mesmas onde primeiro foram alcançadas.
Os nossos filhos estão condenados a padrões de consumo de bens materiais muito diferentes dos nossos, isto não tem de ser necessariamente um mal, constitui uma oportunidade imensa de mudar a sociedade, de mudar as vidas de todos, salvar o planeta da nossa sobre exploração vertiginosa.
Não podemos continuar a viver é sobre estas ditaduras de funcionários que se auto-promovem, de políticos que nascem e se retiram nessas sinecuras, de gestores sem ética promovidos a donos do mundo.
Acho que gostar da constância faz de mim um bom conservador.

No comments:

Post a Comment