Friday, May 11, 2018

Elis e a solução dos problemas


Elis, Madalena ao vivo


"A solução encontra-se sempre no problema."
 Zeza

Vi recentemente um filme biográfico sobre Elis Regina, que fascina pela energia vibrante da protagonista e não desmerece o legado musical da grande cantora brasileira, antes o promove.

Não pude contudo deixar de pensar nesta ficção, baseada em pessoas e acontecimentos reais, à luz da frase da minha amiga Zeza, que cito acima.
Atrevo-me a dizer que a solução e o problema são sempre coisas diferentes, usando uma visão dialéctica diremos que o problema se transforma e daí pode resultar a solução, mas será já uma nova coisa.
Pode eventualmente ser um novo problema e é assim que é a vida, cada coisa vai-se transformando numa nova coisa. Uma pessoa adoece e diz-se uma nova pessoa após ultrapassar a doença, isto porque mudou a sua vida.
Mudaram talvez os seus hábitos de vida - alimentares, de sociabilidade, de exercício...tudo isto fez dele um outro homem, dela uma outra mulher, com outros interesses, outra atenção.
Aplicado a Elis Regina e ao seu imenso talento, é como se a solução para o seu intenso brilho, foi fixá-lo no momento de fulgor e deixá-lo assim para sempre, para usufruto de todos.
O ambiente claustrofóbico do Brasil, mesmo do mundo naquele tempo, só trariam amargura para a personagem, os seus dotes inevitavelmente desmereceriam com o passar dos anos e assim cumpriu-se um destino, partilhado com outras estrelas que também nos deixaram no zénite das suas capacidades, quando tudo o que se fez brilha como os metais preciosos e raros : "live fast, die young".

Há soluções que nos enchem de tristeza e sofrimento, há soluções que nos doem. A vida não pára e o mundo é composto de mudança. Assim somos nós na face dos problemas.