Friday, December 15, 2017

Os poemas são como as músicas





Um dia sem planos...é como vivemos - sem mapa ou gps, um dia atrás do outro ao sabor de ventos e marés.

É assim : receosos de mãos enredadas, pé ante pé, levam-nos à escola, quase logo ficamos atados a uma árvore no recreio e chegamos tarde ao recomeço da aula, logo estamos no liceu a pedir namoro a uma rapariga, outro dia na tropa a aprender a acertar o passo e a cair "na máscara"...Casamos e vemo-nos com um bébé ao colo e não queremos saber de mais nada ou sabemos tudo.
Ou julgávamos que sabiamos que agora que temos cabelos brancos é que achamos que sabemos...ou já julgamos que não, mãos enredadas, pé ante pé, um dia trás do outro...

Os poemas são como as músicas, temos de tocá-los muitas vezes.

Thursday, December 14, 2017

Surtidas

Willy Ronis “Les Amoureaux de la Colonne Bastille”

O gosto dos bolos transportou-me a outro tempo e lembrou-me de surtidas, de jogos longos com poucos jogadores em campo, em que o domínio do espaço é vital e a iniciativa é tudo.


Johnny has gone for a soldier, Kronos Quartet with Nathalie Merchant

Wednesday, December 13, 2017

Vaidade







Descalça vai para a fonte
Lianor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

...

Luís de Camões



O mais comum é escolher um sólido carro alemão e ir nele a todo o lado...
Não se mantém a elegância no pisar, nem sequer a vida lavada que todos queremos, por outro lado o conforto e a ostentação que se obtém são irresistíveis e é por eles que nós vamos - quase todos pelo menos.
Conhecemos histórias e por vezes presenciamos ou adivinhamos ações menos correctas, mas estamos habituados a olhar para o lado, a uma mão lavar a outra e no fundo todos acreditamos na sorte e no progresso social.
Mais habituados a calar do que a dizer, é-nos mais natural omitir. Depois a história brindou-nos com Áfricas, Indias e Brasis, fortunas pagas com sangue e lágrimas, mas que parecem tão fáceis e rápidas a quem as vê de longe. Porque não estes, por que não agora ?


Tuesday, December 12, 2017

Arrepio




Descemos da cama para o chão frio, o arrepio sobe por nós acima e sabemos que estamos acordados...

Olá.



The thrill of it all

Monday, December 11, 2017

A luz

Nos dias luminosos de verão a luz é esplendorosa e omnipresente, aquece e devora tudo e todos.

Nestes dias chuvosos e frios de inverno, acontecem intermitências e nesses intervalos, a luz tem outro valor...
Hoje queria tirar uma foto caminhando, enquanto atravessava a minha passadeira matinal, junto com uma pequena multidão buscando todos, nossos afazeres. A luz lateral, criando sombras alongadas, lembrando os bosques de pinho e eucalipto queimados que vemos ao longo das estradas.