Thursday, May 7, 2009

Virtudes da oposição




Hoje a oposição comunista, decidiu celebrar um comicio na vila, em honra de um ilustre antigo morador da terra e bandeira da resistência comunista ao antigo regime.
Escritor ilustre, Soeiro Pereira Gomes, é dele que se trata, minado desde cedo pela doença e forçado a uma vida de clandestinidade, pela sua oposição à ditadura, deixou uma obra pequena mas valiosa no panorama do seu tempo, que se lê ainda hoje com agrado.
A nota interessante é que a vila de Alhandra está limpa como não a via há anos...camarada Jerónimo de Sousa, venha mais vezes por estes lados, mas avise a autarquia, para que eles façam o que devem fazer sempre, mas que pelos vistos guardam para dias assinalados.

« - Linda música – exclamou Gaitinhas. Talvez fosse a música do carrossel grande que abafava tudo. Mas de um ou de outro, era linda. Fazia-o esquecer a doença da mãe e os sapatos rotos. O cavalo galopava no espaço, através das estrelas, e ele levava um sorriso nos lábios e a carta de exame para levar ao pai…

«Gineto fizera-se Tom Mix em pensamento e cravara esporas no cavalo, a que chamou Malacara. Dentes serrados e o lenço ondulando ao vento, cingia nos braços a pálida Rosete, arrebatada aos bandidos. O cavalo saltava muros e esteiros, sem parar. E o Malesso, o Sagui e todos os companheiros do telhal acenavam ao longe, muito ao longe…»

Mais sobre Soeiro Pereira Gomes e OS Esteiros

No comments:

Post a Comment