Friday, February 26, 2010

José Sócrates




Não preciso de dizer isto, mas de alguma forma sinto que tenho de o fazer : eu votei em José Sócrates, ou para ser preciso votei no Partido Socialista nas 2 últimas eleições gerais.
Fi-lo porque acho que chegamos a um ponto nas nossas vidas em que devemos ser assertivos, afirmar as nossas escolhas sobre o que queremos para o nosso país e para a nossa vida. Chega de nos escondermos atrás do voto em branco ou da demissão da abstenção.
Pode-se sempre dizer que existiam outras alternativas, algumas mesmo virgens de poder, mas a vida fez-nos realistas, o que acontece no país e no mundo hoje são fenómenos globais, orquestrados, não podemos simplesmente parar e saír fora da engrenagem.
Sabemos que isso não é possível nas nossas vidas privadas, sabemos que politica e economicamente também não o seria possível para o nosso país.
José Sócrates e aqueles que o rodearam, prometeram mudança, mudança a sério daquela que poderia magoar. Magoou e isso sentiu-se, só que esta atitude exigia uma ética, uma maneira de estar que nem José Sócrates, nem os seus amigos, nem o seu partido têm. Muitos dos cidadãos nomeados ou escolhidos para cargos públicos não o mereciam simplesmente, ou então tem-nos exercido sem mérito.
É triste, é muito triste, mas vivemos numa democracia e não temos porque ficar parados, esperando que outros resolvam por nós.
Façamo-nos ouvir, mostremos que estamos atentos e pensamos e julgamos.

2 comments:

  1. O quê? Foste votar na mudança dolorosa que há 10 anos a MFL defendia com unhas e dentes como sendo absolutamente vital para o país? Só que a ela, que tem ética e é honesta, todos na altura chamavam nomes escabrosos. O outro, o JS, que é muito bom a vender e proteger a sua própria imagem mas cuja honestidade e motivações deixam muito a desejar, prometeu exactamente a mesma coisa enquanto a cilindrava com a sua metrosexualidade bem estudada neste circo mediático em que se tornou a política portuguesa. É tudo uma questão de aparências. E de carácter, ou falta dele.

    ReplyDelete
  2. Assumo Claudia. Sim foi essa a minha escolha.
    Relembro-te que há 10 anos os líderes do PSD eram outros e a MFL só ministra das Finanças.
    A MFL nunca concretizou nenhuma proposta que servisse de alternativa viável para o país, enquanto líder da oposição e esta também é uma posição importante numa democracia...daí os resultados que tem tido e a saída baixa que vai fazer da cena politica portuguesa.
    As minhas opções em politica e na maneira de estar na vida são também completamente diferentes das de MFL, embora reconheça a sua boa vontade.
    As questões de metrosexualidade valem o que valem e só contribuem para inquinar o debate. Discutamos os números, as escolhas, preparemos o futuro.

    ReplyDelete