Friday, December 18, 2009

O país do sonho impossível


foto sacada de http://bulimunda.wordpress.com/2009/10/13/portugal-de-outrora-anos-60-nao-mudamos-assim-tanto-so-no-vestuario/

Nasci em 1960 em Portugal, um país pobre no extremo ocidental da Europa. Desde 1928 que o país vivia sob uma ditadura e por esta altura o seu império colonial, restos de um passado glorioso e aventureiro, entrava na sua decadência final, precipitada por guerras de guerrilha em África que ceifaram vidas e recursos, bens dos quais o país não podia dispôr, sangrado que estava também por vagas de emigração mais ou menos constantes.
Lembro-me de uma sociedade mesquinha, que segregava as pessoas - mesmo no meu bairro, um portão e uma rede de uns 3 metros separavam a metade do bairro dos operários, da metade dos empregados administrativos, especializados ou com cargo de chefia.
Os miúdos de um lado não deviam brincar com os do outro, os vizinhos de um lado não se darem com os do outro e mesmo o lado dos empregados era melhor e mais ajardinado do que o lado de cá, dos operários, que tinha menos canteiros de flores.
O parece mal, regia a maneira como as pessoas deviam actuar e como sentiamos a presença de inúmeros olhos a espiarem os nossos passos,(muita gente escrevia voluntariamente para a policia politica e para as autoridades denunciando comportamentos como se veio a comprovar depois), assim que cresciamos um pouco e tinhamos consciência dos nossos gestos começávamos a auto-controlarmo-nos e a limitarmo-nos.
Num país assim o sonho era impossível.

No comments:

Post a Comment