Friday, May 15, 2009

A força da imagem - para reflectir






Imagem de Fátima traz milhares ao Cristo Rei
por RITA CARVALHO06 Maio 2009 DN


A visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima deverá atrair milhares de pessoas a Lisboa no dia 16. A presença da imagem da Capelinha das Aparições, que apenas saiu de Fátima nove vezes e sempre em ocasiões muito especiais, insere-se nas comemorações dos 50 anos do santuário do Cristo Rei, situado em Almada.

A iniciativa da diocese de Setúbal e do Patriarcado de Lisboa conta também com um cortejo de embarcações no Tejo, uma missa na Praça do Comércio presidida por D. José Policarpo, uma procissão de velas em Cacilhas e uma celebração onde estará o enviado do Papa, o cardeal Saraiva Martins.

A organização não arrisca estimar a adesão ao evento, até porque o programa das comemorações apenas agora começou a ser divulgado a nível nacional. Mas lembra que, onde vai, a imagem de Nossa Senhora de Fátima arrasta multidões. "Em 2005, estávamos a contar com 200 mil pessoas em Lisboa, no final do Congresso Internacional da Nova Evangelização, e apareceram 500 mil", disse ao DN, Francisco Noronha de Andrade, da organização do Patriarcado de Lisboa.

As comemorações do 50º aniversário tentarão recriar os gestos realizados em 1959, quando o monumento foi inaugurado na margem Sul do Tejo. Construído com o dinheiro dos fiéis, destinava-se a agradecer a Deus o facto de Portugal não ter participado na Segunda Guerra Mundial. A cerimónia, que decorreu com pompa e circunstância e reuniu 300 mil pessoas, contou com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que saía, assim, pela sexta vez do santuário mariano.

Cinquenta anos depois, a mensagem transmitida pelo Cristo Rei permanece actual, considera o reitor do santuário, Sezinando Alfredo. "Neste contexto de crise social e económica, a mensagem de paz passa por aliviar o sofrimento das pessoas", disse ao DN. Por isso, e também porque o santuário se quer afirmar mais como espaço religioso do que turístico, o programa é vasto e rico e inclui ainda um simpósio de reflexão sobre a solidariedade.

O responsável do Cristo Rei reconhece que, para muitos portugueses, o santuário não representa um local de devoção mas apenas um miradouro sobre a capital. "Mas é como em Fátima. Para muitos é um local sagrado, para outros não passa de um lugar bonito", diz.

A estátua percorrerá as ruas de Lisboa e de Almada, fazendo paragens estratégicas em locais relacionados com a mensagem de Fátima. A primeira será no Hospital Dona Estefânia, onde Jacinta Marto, um dos pastorinhos de Fátima, morreu de tuberculose. Mais à frente, uma paragem rápida na Paróquia dos Anjos assinalará também a memória da criança que aqui foi velada durante dois dias.

A maioria dos peregrinos deverão concentrar-se junto à Praça do Comércio, onde mil crianças vestidas de branco acompanharão a chegada do andor. Aqui decorrerá um terço e uma missa presidida pelo cardeal Patriarca. No final, a imagem entrará numa fragata da Marinha para atravessar o Tejo em direcção à margem Sul, seguindo acompanhada por vários barcos.

Francisco Noronha de Andrade explica que o convite para o cortejo foi enviado para dezenas de associações, clubes náuticos, pescadores e até escolas de vela e remo e acredita que muitos barcos se juntarão ao cortejo.

Em Almada, já à noite, haverá uma procissão de velas em Cacilhas e uma vigília durante a noite, animada pelas paróquias locais. A imagem percorrerá ainda as ruas de Almada. A cerimónia principal decorrerá no domingo no santuário, contando com a presença dos bispos portugueses e alguns bispos estrangeiros dos PALOP.

No comments:

Post a Comment