Friday, May 11, 2018

Elis e a solução dos problemas


Elis, Madalena ao vivo


"A solução encontra-se sempre no problema."
 Zeza

Vi recentemente um filme biográfico sobre Elis Regina, que fascina pela energia vibrante da protagonista e não desmerece o legado musical da grande cantora brasileira, antes o promove.

Não pude contudo deixar de pensar nesta ficção, baseada em pessoas e acontecimentos reais, à luz da frase da minha amiga Zeza, que cito acima.
Atrevo-me a dizer que a solução e o problema são sempre coisas diferentes, usando uma visão dialéctica diremos que o problema se transforma e daí pode resultar a solução, mas será já uma nova coisa.
Pode eventualmente ser um novo problema e é assim que é a vida, cada coisa vai-se transformando numa nova coisa. Uma pessoa adoece e diz-se uma nova pessoa após ultrapassar a doença, isto porque mudou a sua vida.
Mudaram talvez os seus hábitos de vida - alimentares, de sociabilidade, de exercício...tudo isto fez dele um outro homem, dela uma outra mulher, com outros interesses, outra atenção.
Aplicado a Elis Regina e ao seu imenso talento, é como se a solução para o seu intenso brilho, foi fixá-lo no momento de fulgor e deixá-lo assim para sempre, para usufruto de todos.
O ambiente claustrofóbico do Brasil, mesmo do mundo naquele tempo, só trariam amargura para a personagem, os seus dotes inevitavelmente desmereceriam com o passar dos anos e assim cumpriu-se um destino, partilhado com outras estrelas que também nos deixaram no zénite das suas capacidades, quando tudo o que se fez brilha como os metais preciosos e raros : "live fast, die young".

Há soluções que nos enchem de tristeza e sofrimento, há soluções que nos doem. A vida não pára e o mundo é composto de mudança. Assim somos nós na face dos problemas.

4 comments:

  1. Efetivamente a nomenclatura diverge porque o valor que lhe atribuimos é diferente.
    O movimento e a dinâmica do processo são dialéticos e complexos o que significa que que não há linearidade garantida nem na ordem nem no sentido. A solução está no problema. Sempre. Nem faria sentido, tomando o problema enquanto equação que formula e inteligibiliza uma situação para a qual precisamos de uma alternativa, que não estivesse. Mas não podemos incorrer num erro de simplismo conceitual. "Solução" não é a etapa final ou o fim do processo em si mesmo. Não é, sobretudo, linearmente, o final feliz. A solução é uma situação alternativa ao ponto de partida formulado que consideramos problema. Por outro lado o problema decorre também da solução como poderíamos aqui ilustrar com inúmeros exemplos. O cancro é apenas um desses exemplos, talvez dos mais ricos e complexos. A necessidade de respostas turva-nos, por vezes, e impede-nos de enxergar a enorme potencialidade da indagação.

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete

  3. Eu atrevo-me a dizer que os problemas estão na nossa cabeça.
    Ou seja, não é que não existam, mas somos nós que lhes chamamos problemas, e lhes damos fraqueza ou força.
    O que é uma tortura infinita para uma pessoa, é a oportunidade de crescer para outra!
    E alguns de nós vêm apenas a parte cinzenta das coisas, sem entenderem que se a rasparem há um amarelo açafrão brilhante mesmo por baixo!
    Porque desmereceriam os seus dotes com o passar dos anos?
    O passar dos anos trazem desmerecimento?
    Eu acho que que nos acrescentam sabedoria e coragem.
    Às vezes até nos dão doçura e Amor!
    Tanta gente brilha como os metais raros e preciosos e morre velho…
    Quero acreditar que conheces muitas!

    Não morras novo, brilha!

    Elis morreu por escolha sua, não por ser brilhante!


    https://www.youtube.com/watch?v=3jCztUzuAU0

    ReplyDelete