Wednesday, April 7, 2010

Sapatos e almas


inna-panasenko-011.jpg

A linda moça no comboio, usa o cabelo cortado à rapaz, o que só realça os seus grandes olhos meigos e o seu lindo pescoço. Reparo no que traz calçado : são uns ténis pretos com aplicações de pele de leopardo e uns corações vermelhos onde ficam os tornozelos.
Hoje a minha teoria é de que mais do que os olhos, os sapatos são os espelhos da alma. Diz-me o que calças direi quem és, os sapatos revelam tudo sobre ti, como te vês realmente, os teus segredos íntimos. Ou senão como explicar a escolha dos sapatos exageradamente bicudos e justos do sujeito de pasta, vestido de uma forma tão casual, ou a escolha por uns sapatos dourados e de saltos finos da senhora que outrora foi elegante, mas agora perdeu definitivamente a batalha da linha ?
A minha teoria contudo tem uma zona negra : não se aplica aos pobres - os pobres deste mundo calçam o que arranjam ou andam mesmo descalços...o que os torna perante esta teoria anónimos, não entidades, que é bem vistas as coisas como aparecem quase sempre. Ainda agora perante o dilúvio que se abateu sobre o Rio de Janeiro, são os pobres que mais sofrem e como de costume as noticias referirão os números de mortos e desalojados, pessoas sem rosto, ou máscaras intemporais de sofrimento e dor.
Mesmo o clima em guerra, ataca primeiro os mais pobres.
Entretanto abandono a teoria dos sapatos e das almas, acabo a desejar que a moça do inicio tenha uma vida boa, não sei porquê, desejo intensamente que seja feliz, por um momento é tudo o que quero.

2 comments:

  1. Texto comovente e intenso. É bom que consigamos abrir a nossa alma ao toque dos outros. Este texto deixa-nos a alma descalça no melhor sentido. Depois é preciso retomar os sapatos... nós servimo-nos de tantas máscaras para sobrevivermos que fica a questão, o que somos sem elas? Mais do que algo que nos disfarça, as máscaras que escolhemos são, como dizes, identidade.
    Lindos sapatos :)

    ReplyDelete
  2. Lindo comentário...mas a nossa identidade está realmente nos nossos pés e na nossa capacidade de escolher.

    ReplyDelete