Monday, October 5, 2009

Luís Manuel



O Luís Manuel tinha o Nice Pair dos Pink Floyd e o primeiro dos Santana. Foi o primeiro de nós a ter matracas (e o único também, se descontarmos o Júnior...), também de nós foi o único a ter uma fase maoista, bom isto se descontarmos o Júnior, que começo a achar agora, se calhar ao tempo,seguia o Luís um bocado - também foram os dois primeiros a usar os jeans bem justos até ao joelho e depois bem largos a partir daí...sonhávamos em ser rock stars, quer dizer pilotos de fórmula 1, jogadores de futebol (isso mais eu), engenheiros, generais...
Tínhamos o mundo inteiro ao nosso alcance, ali naquela casa do quintal da avó do Óscar, enquanto o país ardia nos Verões quentes de 1974 e 1975, nós discutiamos tudo e experimentávamos connosco próprios - aprendíamos as aventuras dos sentimentos.
Na versão final, a "Casinha" tinha a sala vermelha, onde estava o gira discos, a sala de entrada onde dominava a cara do Hendrix, em alto contraste a negro sobre fundo café e finalmente a sala negra, onde numa parede o José João tinha reproduzido a capa do Dark side of the Moon. Quando chegaram os fumos e outros vícios, muitos cobiçaram o nosso refúgio e a "Casinha" acabou.
Depois disso o Luís foi outra vez o primeiro a casar, o primeiro a divorciar-se e atravessou noites nas quais mais nenhum de nós se atreveu. Ás vezes estivemos perto como era certo, outras estivemos distantes, por ignorância e esquecimento.
Também com a morte, o Luís Manuel foi destinado a ser o primeiro, não lhe foi nada fácil e se alguém tivesse dúvidas, a morte mostrou a sua verdadeira face : ela é a prova final e joga sempre com as suas próprias regras, não podes negociar com ela ou sequer tentar iludi-la.

No comments:

Post a Comment