Tuesday, April 14, 2009

Tropa ?





Passei todo o ano de 1982, aqui.
Foi o meu Serviço Militar Obrigatório, pelo menos saí com a ideia de ter feito alguma coisa de útil e de ter aprendido mais algumas coisas. Portanto a tropa para mim, até nem foi má.
(Obs. Não fui objector de consciência, porque acho realmente, que se nos atacam temos de nos defender...)

Agora neste preciso momento, acho que se a nossa sociedade entende que deve manter o sector da defesa, inclusivamente com ministério próprio e tudo, então uma reflexão deve ser feita sobre o fim do SMO e a profissionalização das forças armadas.
Pergunto-me se um período curto de integração na cidadania(3, 6 meses de duração) não seria importante nos dias que correm...Talvez tivesse impacto na criminalidade e ajudasse a focar os jovens nas coisas que realmente interessam.
Tropa tradicional, não, serviço público, sim - não sei realmente como articular isto, mas não me parece impossível e para acompanhar os tempos, penso que a idade ideal seria entre os 16 e os 18 anos. Uma ideia.

No comments:

Post a Comment